Pages

sexta-feira, agosto 20, 2010

PET HISTÓRIA PROMOVE CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO

Através da parceria com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação), o PET organizou o Curso de Extensão "História da Arte II: arte e ciência no Renascimento" para alunos do 9º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Presidente Vargas, nos dias 17 e 18 de agosto, no Auditório do Centro de Aperfeiçoamento de Recursos Humanos (Cemarh).
No primeiro dia, terça-feira, os alunos assistiram as explanações das petianas Débora Souza e Natália Abreu sobre o contexto histórico do Renascimento.

Após o primeiro bloco (contexto histórico), o Curso se voltou para o estudo do Renascimento através das obras de artistas destacados desse período. O primeiro a ser trabalhado foi Giotto di Bondone pela petiana Mislene Vieira que fez um paralelo entre a pintura bizantina e a pré-renascentista.

No segundo dia, quinta-feira, Natália Abreu, Glauber Rodrigues e Débora Souza trabalharam respectivamente algumas das principais produções de Leonardo da Vinci, Shakespeare e Michelangelo.
O curso também contou com atividades dinâmicas com o intuito de que os alunos aprendessem de forma diferenciada, baseada na participação e na criatividade, dando espaço para interpretações sobre as várias obras trabalhadas.

E não foram só os alunos que colocaram a mão na massa! Os próprios palestrantes também fizeram as atividades incentivando uma maior interação entre eles e os alunos.

A proposta de levar os conhecimentos adquiridos na Universidade para os alunos do Ensino Fundamental através de um curso sobre Arte Renascentista foi enriquecedora para o PET História. Uma experiência que envolveu o tripé no qual se baseia o Programa, ou seja, a Educação, a Extensão e a Pesquisa.

Nós, do PET História, gostaríamos de agradecer a todos os alunos que estiveram presentes e à professora de História da Emef. Presidente Vargas, Enildes dos Santos, pois sem a atenção e dedicação de vocês o curso não teria sido realizado com tanto sucesso!



  Veja no site da Prefeitura de Aracaju: http://www.aracaju.se.gov.br/index.php?act=leitura&codigo=42821 a reportagem sobre o Curso.


PET/História/UFS