Pages

sexta-feira, abril 27, 2012

II Jornada GEMPS 2012

  Hoje pela manhã, dia 27/04, na II Jornada de pesquisa científica do GEMPS,  foi realizada a mesa redonda : História Cultural, Patrimônio Natural e possibilidades de musealização, com a participação das professoras doutorandas  Andrezza Maynard (UNESP/GET-UFS) e Fernanda Cordeiro (UFPR/GEMPS-UFS) e coordenada pela Museóloga Hildênia Santos Oliveira (UFBA/GEMPS). 
Confira abaixo algumas fotos  da atividade.








 

quinta-feira, abril 26, 2012

Participação de Simpósio na ANPUH/BA




O VI Encontro Estadual de História (ANPUH/BA), cujo tema é "“Povos Indígenas, Africanidades e Diversidade Cultural: produção do conhecimento e ensino"” terá lugar entre 13 e 16 de agosto deste na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), em Ilhéus. Neste evento, o Prof. Marcos Silva e a Profª Drª Suzana Severs, da Universidade do Estado da Bahia, coordenarão o Simpósio Temático Catolicismo, repressão e diversidade cultural na América portuguesa.

Os professores convidam a todos que se dedicam a este tema, ou por ele passeiem, a vir compartilhar as suas pesquisas, contribuindo para a discussão e troca de conhecimento. O prazo para inscrever seus trabalhos vai até o dia 13 de maio. 

Abaixo segue o resumo do Simpósio:


Resumo do ST
O catolicismo foi religião hegemônica na Ibéria moderna, devendo muito às diretrizes resultantes do Concílio de Trento, e por outro lado pela atuação do Santo Oficio da Inquisição. As colÃ?nias ultramarinas espanholas e portuguesas não ficaram de fora deste processo, mas foram aí que esta hegemonia defrontou-se com a diversidade cultural dos povos nativos e africanos escravizados, além dos traços culturais e religiosos judaicos que assinalava a população portuguesa enquanto cristã-nova e cristã-velha; bem como encontrarmos dispersamente influências ou mesmo práticas religiosas não apenas judaizantes, mas protestantes e mesmo islâmicas. O controle eclesiástico imprimiu um caráter subversivo à prática religiosa não católica ortodoxa e a comportamentos que fugissem à sua orientação doutrinária. Através das visitações pastorais, das visitações inquisitoriais (estas, sobretudo, no final do século XVI e primeiras décadas do XVII) e a atuação de agentes do Santo Ofício por todo o período colonial, a Igreja tentou reprimir e moldar comportamentos, costumes e visões de mundo não católicas. Mesmo assim estes universos cultural-religiosos se encontraram, se cruzaram, se misturaram e se individualizaram a ponto de constatarmos expressões significativas de religiões e religiosidades reprimidas. Neste Simpósio temático propomos a reunião de trabalhos que discutam a temática da religião e das religiosidades no mundo ibérico colonial, especialmente na América portuguesa e que possam contribuir para um debate historiográfico comparativo, enriquecendo este campo da história em amplo desenvolvimento.


Maiores informações no site do evento: http://www.viencontroanpuhba.ufba.br/

terça-feira, abril 24, 2012