Pages

sexta-feira, fevereiro 11, 2011

Nota de Repúdio contra a nova data do XVI ENAPET

Em reunião realizada no dia 09/02/2011 , a Comissão Executiva Paraense de Grupos PET deliberou a confecção de uma nota de repúdio às decisões tomadas pela Comissão Organizadora do XVI ENAPET em reunião realizada no dia 04/02/2011, na qual foi definida a nova data do Encontro, que ocorrerá entre os dias 12 a 15 de outubro. A Comissão Paraense sugere que a decisão seja reconsiderada, já que, segundo eles, a data irá prejudicar a ida de muitos petianos por quatro motivos:

1 – A viabilidade econômica: não estando atrelado a SBPC, muitos petianos não terão como obter ajuda de custo das universidades as quais pertencem, com relação aos envios de trabalhos científicos;

2 – A decisão tomada pela Coordenação do XVI ENAPET contraria a decisão tomada em Assembléia Geral no XV ENAPET (Natal – RN);

3 – Perda da visibilidade política, visto que não será mais um evento paralelo à SBPC, onde historicamente muitas conquistas foram alcançadas para a manutenção do PET. Exemplo recente: na assembléia da última RASBPC foi conseguido contato com o Ministro da Educação para entrega do manifesto contrário às portarias 975 e 976;

4 – Garantir a manutenção da decisão tomada em reunião com a Direção da CENAPET, visto que esta representa a Comunidade Petiana ,e que portanto, deveria estar em consonância com as decisões tomadas pela Coordenação do XVI ENAPET;

Os grupos PET aguardam as próximas decisões a serem tomadas.


Texto adaptado de e-mail veiculado em 9 de fevereiro de 2011  pela Comissão Executiva Paraense de Grupos PET através do Grupo de discussão "Divulga PET".

quinta-feira, fevereiro 10, 2011

Sai a 1ª relação de excedentes da UFS

Já esta disponível a primeira lista dos convocados a preencher as vagas de desistentes do vestibular 2011 da UFS nos campus de São Cristovão, Lagarto e Laranjeiras.
Os candidatos terão até o dia 14 de fevereiro para comparecer ao DAA(Departamento de Administração Acadêmica), localizado no prédio da reitoria do Campus São Cristovão, nos horários das 9h às 12h e das 14h às 16h30min, para efetuar a matrícula institucional.
Se houver necessidade, uma segunda Lista de Excedentes será divulgada no dia 15 de fevereiro de 2011.
Click aqui para ver a 1ª relaçãode Excedentes

quarta-feira, fevereiro 09, 2011

Definida a data do ENAPET 2011

No dia 04 de fevereiro de 2011 foi feita uma reunião da Comissão Executiva do XVI ENAPET. Essa reunião estava marcada desde dezembro de 2010.
Estavam presentes os tutores Estelamaris Tronco Monego (PET-NUT), Getúlio Antero de Deus Junior (Grupo “PET - EEC (Conexões de Saberes)”), Renata Mazaro e Costa (Grupo PET-Bio), Paula Regina de Souza (Grupo PET-Enf-Jataí), professor Francisco Luiz de Marchi, representando a PROGRAD/UFG e alunos  petianos representantes dos grupos “PET - EEC (Conexões de Saberes)”, PET-NUT, PET-BIO, PET-ENGALI, PET-ENF, PET-MAT, PET-CCG, PET-GEO e PET-FISIO.
A pauta da reunião incluiu: data do ENAPET e a elaboração do cronograma de reuniões da Comissão Executiva.
Alguns pontos importantes da Ata:

"A coordenadora do XVI ENAPET, profa. Estelamaris, fez um breve relato acerca das discussões que envolvem a data do ENAPET. Segundo a professora, há uma discordância com relação à data anteriormente acordada para a realização do evento (27 a 29 de julho) tendo em vista a realização da reunião anual da SBPC (10 a 15 de julho), em cujo período a UFG estará totalmente mobilizada. No entender da PROGRAD/UFG, após a realização deste evento haverá uma desmobilização interna na Universidade, que poderá trazer prejuízos ao ENAPET."
"O professor Francisco, trouxe a opinião da professora Sandramara Matias Chaves, pró-reitora de graduação/UFG, que sugere a realização do ENAPET na semana anterior à SBPC (04 a 09/07) a fim de que seja aproveitada a estrutura montada para esta. Segundo o professor, como a SBPC será realizada em Goiânia e todo o apoio será dado a este evento, há uma preocupação de que o ENAPET não tenha nenhum prejuízo em sua organização. Segundo a professora Sandramara, a realização do ENAPET no final do mês traz dificuldades quanto ao apoio da UFG ao evento. "

"O assunto foi longamente discutido por todos, tendo o professor Getúlio defendido a desvinculação das datas, a exemplo do que já havia sido acordado. Com esta compreensão, foi feita uma proposta de criar uma data para o ENAPET durante o segundo semestre, tendo sido sugerido o período de 12 a 15 de outubro. Esta data foi defendida pelo fato de conter um feriado, o que facilitaria a vinda de outros grupos ao ENAPET. Por outro lado, daria a visibilidade necessária ao evento e a devida importância ao PET, o que não ocorre quando em momento paralelo à SBPC."

"Foram votadas 4 propostas de data, sendo proposta 1 (semana de 4 a 9 de julho), proposta 2 (14 a 16 de julho), proposta 3 (27 a 29 de julho) e proposta 4 (12 a 15 de outubro). Em votação, foi aprovada por unanimidade a proposta 4. Foi ressaltado pela coordenadora que esta reunião tem  caráter deliberativo de assembléia, uma vez que foi agendada desde o dia 17 de dezembro p.p. e  que, portanto, o XVI ENAPET acontecerá em Goiânia (GO), no campus II da UFG, no período de 12 a 15 de outubro de 2011. 

Click aqui para conferir a ATA na íntegra.




Notícia retirada do blog PET Nutrição da UFG

terça-feira, fevereiro 08, 2011

Abertas inscrições para tutoria do Cesad.

Até dia 11 de fevereiro o Cesad (Centro de Educação Superior a Distância ) da UFS realizará inscrições para o processo seletivo de tutoria presencial e a distância para seu cadastro reserva, visando a contratação pelo prazo de seis meses, sujeito a renovação a critério do Cesad.
Estão disponíveis dez editais para as mais diversas áreas, inclusive a de história.
As inscrições deverão ser realizadas no Cesad, localizado na Didática II – sala 001, do campus de São Cristóvão, no horário das 8h às 12h e das 14h às 17h.
Click aqui para visualizar os editais e baixar o formulário de inscrição.

Participação do PET/História no X ENEPET


De 3 à 6 de fevereiro os grupos PET da Universidade Federal de Sergipe - PET/História, PET/Serviço Social e PET/Enfermagem - estiveram presentes no décimo encontro nordestino de grupos PET, o ENEPET, realizado na cidade de Maceió, Alagoas.
O Encontro teve como sede a Universidade Federal de Alagoas, onde foi realizada a maior parte da programação, que incluiu Grupos de Discussão, apresentação de trabalhos em forma de pôster e oficinas. As exceções em termos de localidade foram a Abertura Oficial do evento e a Assembléia Geral, que ocorreram no Centro de Convenções de Maceió, além da festa, para descontrair, que ocorreu em uma chácara.
O PET História apresentou, no encontro, um pôster que teve como tema a Experiência da Semana de Vivência, realizada em setembro de 2010, que fez parte do processo seletivo do PET/História para a inclusão de 4 novos bolsistas. A Vivência teve como intuito avaliar critérios que são deixados de lado em avaliações tradicionais, como a capacidade de trabalhar em grupo, iniciativa, liderança, organização, entre outras qualidades.
O ENEPET foi uma grande oportunidade de conhecer a realidade dos PETs e dos petianos de outros estados, trocar experiências, discutir e propor novas ideias para que o Programa de Educação Tutorial melhore seu desempenho no meio acadêmico e em meio a sociedade em geral.