Pages

sexta-feira, agosto 19, 2011

Feira do Livro na BICEN

Atenção pessoal! Entre os dias 29 de agosto à 5 de setembro ocorrerá na Biblioteca Central da Universidade Federal de Sergipe a Feira do Livro, promovida pela Editora UFS, com preços promocionais a R$5,00. Aproveitem!!!
 

Inscrições para o curso "Como fazer um projeto de pesquisa"

Estão abertas as inscrições para o curso "Como não fazer um projeto de pesquisa", que ocorrerá dia 27 de agosto, a partir das 8h no Auditório da DID V.
O ministrante do curso será o Prof. Dr. Dilton Cândido Maynard.
As inscrições serão realizadas até o dia 26/08 na sala do PET (ao lado do PDPH), de segunda a sexta, das 14h Às 18h, ou via email.
Para efetuar as inscrições por e-mail é necessário fazer o download da ficha do curso no link disponível abaixo, preenche-la corretamente e envia-la para o e-mail.      petufshistória@gmail.com 
Click aqui para fazer download da Ficha de Inscrição.

quarta-feira, agosto 17, 2011

Resultado do Sorteio dos Livros.

Atenção pessoal, já saiu o resultado do sorteio dos livros do Stand do Pet, que ficou localizado na pracinha da didática I nos dias 15 e 16 de agosto de 2011. Parabenizamos os ganhadores:

1º Sorteio

Ganhador: Valdemiro dos Santos

Obra: ANDRADE, Péricles. Sob o olhar diligente do pastor: a Igreja Católica em Sergipe. São Cristóvão: Editora-UFS, 2010.

2° Sorteio

Ganhador: Fabis Fernando Santos Almeida

Obra: BARRETO, Hélia Maria de Paula. Produção Cerâmica Xokó: a retomada de uma identidade. São Cristóvão: Editora-UFS, 2010.

O PET História agradeçe a visita de todos, e informa que haverá um novo Stand nos dias 22 e 23 de Agosto pela  manhã, aguardem o sorteio de novos livros!

Estágio Supervisionado II - Conteúdo Programático 2011/2

Disciplina: Estágio Supervisionado em História II
Código: 402265
Pré-requisito(s): Estágio Supervisionado em História I
Carga horária: 210 h
PEL: 2.00.12
Créditos: 14
Professor (es): Claudefranklin Monteiro Santos
Semestre: 2011.2
Horário: Seg. 7:00 às 12 Sex. 07:00 às 12:00

EMENTA
Estágio de observação no ensino Médio. Observação e análise da estrutura e da organização da escola-parceira.Projeto de ensino.Elaboração de atividades e preparação de material didático para a regência de classe. Regência de classe. Planejamento e execução de atividades extra-classe.

OBJETIVOS

1. GERAL

Oferecer ao aluno de Licenciatura em História a oportunidade de desenvolver atividades típicas de sua futura profissão na realidade social do campo de trabalho.

2. ESPECÍFICOS
- Contribuir para a formação de uma consciência crítica no aluno em relação à sua aprendizagem nos aspectos profissional, social e cultural.
- Permitir a retro alimentação das disciplinas e dos cursos, ensejando as mudanças que se fizerem necessárias na formação dos profissionais, em consonância com a realidade encontrada nos campos de estágio.
- Contribuir para o desenvolvimento da cidadania, integrando a Universidade à Comunidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I UNID – OBSERVAÇÃO e PLANEJAMENTO - II UNID - REGÊNCIA - III UNID – RELATÓRIO E SEMINÁRIO.
____________________________________________________________________________________________________
METODOLOGIA
Encontros presenciais, orientação e supervisão.
_______________________________________________________________________________________________________
RECURSOS DIDÁTICOS
Textos, modelos e relatórios.
_______________________________________________________________________________________________________
FORMA DE AVALIAÇÃO
I – UNIDADE - Plano de Estágio (5,0) - Atividades propostas pelo supervisor pedagógico ao estagiário (5,0).
II - UNIDADE - Ficha de Avaliação do Supervisor Técnico (10,0)
III - UNIDADE - Relatório Final e Seminário (10,0)
1. REFERÊNCIAS BÁSICAS:
BITTENCOURT, Circe (org.). O Saber Histórico na sala de aula. Aula 2. Ed. São Paulo, Contexto, 1998.
CABRINI, Conceição e outros. O Ensino de História: revisão urgente. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CHAFFER, John e TAYLOR, Lawrence. A História e o professor de história. Tradução de Maria de Fátima Cunha, Lisboa, Estúdios horizonte, 1984.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 3ª ed. Campinas, Papirus, 1995.
PINSKY, Jaime(org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo, Contexto, 1988.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: História. São Paulo, MEC/FNDE, Nova Escola, nº 116, outubro de 1998, pp41-48.

Patrimônio Cultural - Conteúdo Programático 2011/2.

Disciplina: Patrimônio Cultural
Código: 402251
Pré-requisito(s): -
Carga horária: 60 h
PEL: 2.00.01
Créditos: 04
Professor (es): Claudefranklin Monteiro Santos
Semestre: 2011.2
Horário: Seg. 19:00 às 21 Qua. 21:00 às 23:00

EMENTA
Apresentação da natureza e a arena da discussão sobre o patrimônio, explicitando as vertentes material e imaterial. Serão abordadas as funções do patrimônio, priorizando a ação preservacionista e o uso educativo de museus e monumentos. Práticas educativas com visitas a instituições e cidades históricas com atividades didáticas exploratórias apresentadas pelos discentes, na vertente da Educação Patrimonial.

OBJETIVOS

1. GERAL
Discutir e refletir as relações entre história, memória e patrimônio cultural, sob a ótica das ações de preservação de bens culturais, das instituições (ou lugares de memória) e das noções de história e ensino de história nelas contidas.

2. ESPECÍFICOS
- Salientar o uso educativo de museus e monumentos no ensino da história.
- Fomentar ações de educação patrimonial por meio de visitas assistidas a lugares de memória de Sergipe.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO
I UNID – ASPECTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS E LEGAIS - II UNID – PATRIMÔNIO MATERIAL E IMATERIAL - III UNID – PATRIMÔNIO CULTURAL SERGIPANO.
_______________________________________________________________________________________________
METODOLOGIA
Aulas expositivas dialogadas, com discussão/redação de artigos/análise de artigos e estudos sobre os temas abordados na disciplina; seminários. Utilização de equipamentos de apoio como data-show e tv/aparelho de vídeo/DVD, notebook. Visitas Técnicas Assistidas.
_______________________________________________________________________________________________________
RECURSOS DIDÁTICOS
Textos, vídeos e data-show.
_______________________________________________________________________________________________________
FORMA DE AVALIAÇÃO
I – UNIDADE - Seminário (2,0) – Produção de Texto (3,0) – Verificação de Aprendizagem (5,0).
II - UNIDADE - Seminário (2,0) – Produção de Texto (3,0) – Verificação de Aprendizagem (5,0).
III - UNIDADE - Seminário (2,0) - Relatório Visita Técnica I (4,0) – Relatório de Visita Técnica II (4,0)
1. REFERÊNCIAS BÁSICAS:
CHOAY, Françoise. A alegoria do patrimônio. São Paulo: Ed. da UNESP, Estação Liberdade, 2001.
JEUDY, Henri-Pierre. Memórias do social. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
MORI, Victor Hugo et al. (orgs.). Patrimônio: atualizando o debate. São Paulo: 9ª. SR/IPHAN, 2006.
MURTA, Stela Maris; ALBANO, Celina (orgs.). Interpretar o patrimônio: um exercício do olhar. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, Território Brasilis, 2002.
NUNES, Verônica Maria Meneses, LIMA, Luís Eduardo Pina. Patrimônio Cultural. São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, CESAD, 2007. (livro 1)
OLIVEIRA, Lúcia Lippi. Cultura é patrimônio: um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008.
SILVA, Zélia Lopes da (org). Arquivos, Patrimônio e Memória: trajetórias e perspectivas. S.Paulo: Ed. da UNESP, 1999.

segunda-feira, agosto 15, 2011

Stand de divulgação e boas-vindas!

Atenção, alunos!
O PET estará, hoje e amanhã à noite (15 e 16 de Agosto) e nos dias 22/08 e 23/08 pela manhã, com um stand montado na pracinha da DID 1, divulgando o Programa e dando as boas-vindas aos calouros e aos alunos que retornam às atividades na UFS.
Venha conferir o que o PET História está organizando para os estudantes em 2011.2!

Plano de Curso de História Medieval I - 2011/2

Olá pessoal, encontra-se abaixo, o link para baixar o programa da disciplina História Medieval I, ministrada pelo Prof. Msc. Bruno Álvaro. De acordo com o mesmo, este conteúdo programático poderá ser modificado, caso necessário. Possíveis cancelamentos ou alterações no programa serão comunicadas em classe ou via internet através do e-mail do aluno cadastrado no DAA e na página do PET História http://petufshistoria.blogspot.com/
 

Link para download:

http://www.4shared.com/document/uyfn5SKd/Bruno_Alvaro_-_Programa_de_His.html