Pages

quarta-feira, dezembro 22, 2010

Oficina Interna: A Sociologia de Pierre Bourdieu


Prof. Dr. Péricles Andrade
 No dia 20/12, das 14h às 17h, ocorreu a IV Oficina Interna do PET História, sobre a “Sociologia de Pierre Bourdieu”, ministrada pelo Prof. Dr. Péricles Andrade (DCS/UFS).
A oficina teve como objetivo principal introduzir aos PETianos traços gerais das teorias do autor, que são amplamente utilizadas nos campos da Antropologia e Sociologia na atualidade, expondo seus principais conceitos, como os de campo, habitus, poder simbólico e capital cultural, social e simbólico .
Desta forma foi possível pensar a importância dessas teorias e como elas podem ser utilizadas no campo da História.
A exposição do tema foi transmitida de maneira simples, ainda que Bourdieu seja considerado um dos sociólogos mais complexos da contemporaneidade.
Esta oficina foi importante para o aprimoramento dos bolsistas nessa temática, preparando para futuros contatos com as leituras de Pierre Bordieu.
Agradecemos a disponibilidade do Prof. Dr. Péricles, por ter contribuído em mais uma atividade do PET História.

Acesse aqui o currículo Lattes do professor Péricles.

    terça-feira, dezembro 21, 2010

    Oficina Interna: Noções de História Comparada

    Prof. Msc. Bruno Álvaro
    No dia 17/12, das 14h às 17h na sala do PET, ocorreu a III Oficina Interna do PET História "Noções de História Comparada", ministrada pelo Prof. Msc. Bruno Álvaro.
    Essa aula introdutória à História Comparada faz parte da programação de oficinas destinadas aos PETianos a fim de capacitá-los em temas específicos que contribuam para o crescimento acadêmico dos bolsistas. 
    Como é da natureza do programa difundir e compartilhar conhecimento para suprir as necessidades dos graduandos de História , a  idéia é remodelar essas oficinas para que se tornem cursos para um público ampliado. É importante ressaltar que existe a pretensão de estender estas oficinas para toda a comunidade universitária nos futuros planejamentos do PET. 
    Na ocasião, o professor Bruno apresentou conceitos básicos a respeito do tema demonstrando a importância da História Comparada como uma metodologia de pesquisa histórica, fornecendo-nos alguns exemplos da sua aplicabilidade. Delineou as diversas vertentes do método comparativo, ressaltando nomes como o pioneiro Marc Bloch, Jürgen Kocka e Marcel Detienne. Ao final, o ministrante sugeriu uma bibliografia introdutória sobre o tema, incentivando-nos a leituras posteriores.
    Nossos sinceros agradecimentos ao professor que dispôs de seu tempo para colaborar com as atividades do PET. 


    Acesse aqui o currículo Lattes do professor Bruno.

    Oficina Interna: Noções Básicas de Power Point


    Ocorreu no dia 14/12 das 19h às 21h a oficina "Noções Básicas de Power Point" ministrada pelo técnico de informática Cândido Maynard. A aula teve como objetivo aperfeiçoar as técnicas de produção de slides dos bolsistas do PET História.
    Através da apresentação de funções de algumas ferramentas, os PETianos puderam aprender estratégias de combinação de cores, uso da resolução de imagens e efeitos de animação para aprimorar o trabalho com o Power Point, uma vez que este é um recurso amplamente utilizado pelos bolsistas nas apresentações de trabalhos sobre suas pesquisas. 

    Nossos sinceros agradecimentos ao ministrante Cândido Maynard pela colaboração com as atividades do PET.