Pages

quinta-feira, maio 12, 2011

Certificados do CinePET já estão prontos!!


Já estão disponíveis na sala do PET os Certificados do Cinepet, que ocorreu no dia  25 de abril, das 15h às 19h no auditório do CECH. 


O nosso horário de funcionamento é das 14h às 18h. 


Estão abertas as inscrições para o ENAPET 2011!

Entre os dias 12 a 16 de julho ocorrerá na cidade de Goiânia o XVI ENAPET (Encontro Nacional de Grupos do Programa de Educação Tutorial). O evento será realizado na Universidade Federal de Goiás no Campus I Colemar Natal e Silva, e terá como tema principal a Diversidade Cultural e a Integração do Conhecimento.
O ENAPET é organizado com o intuito de discutir temas relevantes à manutenção e desenvolvimento do programa, além de apresentar a produção acadêmica dos grupos no âmbito da tríade ensino/pesquisa/extensão e da educação tutorial, afirmando os esforços contínuos do MEC para a melhora do ensino no país, considerando o PET um adicional de qualidade  nos cursos aos quais está vinculado.  
As inscrições estão sendo realizadas desde o dia 1° de maio no proprio site do evento. Até o dia 31 de maio as inscrições estarão custando R$60,00. Após essa data a inscrição custará R$80,00. 
Este ano o Encontro congrega 9.854 alunos e 758 tutores, distribuídos por todo território nacional. É um evento de grande importância para todos os PETianos, como forma de integração com os grupos PET das diversas partes do país. 

 Para mais informações click aqui para acessar o site do evento. 
 

quarta-feira, maio 11, 2011

Seminário Visões do Mundo Comtemporâneo: Segunda Guerra Mundial

  Promovido   através de  parceria entre o Grupo de Estudos do Tempo Presente, o Programa de Educação Tutorial do curso de História (PET História UFS) e contando com o apoio do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (UFRJ) e do Departamento de História (UFS), o Seminário “Visões do Mundo Contemporâneo” terá abrangência nacional, congregando pesquisadores e alunos  de diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, a saber: Laboratório do Tempo Presente/ PPGHC/UFRJ, PPGH/UFCG, Laboratório de Imagem e Som/PPGH/UDESC, Especialização em Ensino de História da Faculdade São Luís de França e  Fundação Getúlio Vargas.
O evento deverá ocorrer anualmente no primeiro semestre letivo, sempre propondo uma ampla perspectiva de momentos marcantes da vida contemporânea, de forma a contribuir para o maior intercâmbio de experts no assunto e alunos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, preferencialmente aqueles da região Nordeste. A reunião de estudiosos do período na UFS certamente motivará novas pesquisas regionais sobre o assunto, além de contribuir para uma maior visibilidade ao Departamento de História como um lócus produtor de pesquisas de excelência em História Contemporânea. Nesta primeira versão  a temática escolhida foi a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em Sergipe, em 1942, ocorreu o torpedeamento de navios mercantes por uma embarcação nazista. Este fato precipitou a entrada do Brasil na II Guerra. Apesar disto, há pouca atenção aos aspectos simbólicos deste acontecimento, além de uma quase completa lacuna na historiografia sobre os desdobramentos políticos, no âmbito regional.
A realização de um evento deste porte certamente confere a Sergipe uma maior visibilidade nos debates sobre a História Contemporânea. A singularidade do Seminário aqui proposto encontra-se na possibilidade de transformar a UFS em lócus de produção, e não apenas de recepção, de novas interpretações e propostas metodológicas na abordagem do mundo contemporâneo. Além disto, é importante considerar que o evento se destaca por não focar apenas em aspectos regionais. Ao contrário disto, propõe uma abordagem global do problema, na qual a diversidade de perspectivas seja respeitada. Deve-se acrescentar ainda o fato do mesmo possibilitar um rico debate com pesquisadores de instituições de referência no assunto, como é o caso de Francisco Carlos Teixeira da Silva, responsável por significativa renovação nos estudos sobre a História Contemporânea do Brasil e co-autor, juntamente com Karl Schurster, da mais recente obra sobre o assunto no País: O Brasil na Segunda Guerra Mundial (Multifoco, 2010); Daniel Santiago Chaves, comentarista do Canal Globo News para Relações Internacionais; Márcia Ramos Oliveira, coordenadora do Laboratório de Estudos do Som e Imagem da UDESC.
As inscrições do evento podem ser realizadas no Departamento de História, na sala 02 ou na sala do PET/GET.
Maiores informações visite:  http://2guerra.getempo.org/

terça-feira, maio 10, 2011

CinePET 2011

 Na tarde do dia 25 de abril, das 14h às 18h, foi realizado no auditório do CECH/UFS o CinePET 2011/1. Ministrada pelo Prof. Dr. Alfredo Julien (DHI/UFS), a oficina promoveu a discussão do filme Star Wars Episódio IV: Uma Nova Esperança (1977), dirigido pelo norte-americano George Lucas.
         O objetivo do evento foi aliar uma temática da História Antiga (a mitologia) a um recurso áudio visual difundido, propondo uma análise crítica com o intuito de ampliar a capacidade cognitiva dos participantes.




O PET agradece a todos participantes, se desculpando por algumas falhas técnicas ocorridas, comprometendo-se desde já a não repeti-las. Além disso, agradecemos mais uma vez ao Prof. Dr. Alfredo Julien pela participação e colaboração com mais uma das nossas atividades.