Pages

terça-feira, abril 06, 2010

O filme This is England: um laboratório para o tempo presente






por: Karla Karine de Jesus Silva 1

    Lançado em 2006, dirigido por Shane Meadows, This is England narra a história de um garoto de 12 anos, Shaun (Thomas Turgoose), morador de um bairro operário em 1983. Após perder o pai, na Guerra das Malvinas (abril a junho de 1982), e ser vítima de outros alunos na escola, o menino se envolve com um grupo de jovens skinheads. A película então nos apresenta rapazes e garotas que se divertem ao som de músicas de origem jamaicana como o ska, vestindo jeans com suspensórios, camisas Ben Sherman, botas Doc Martens e adotam os cabelos raspados.  
    Shane Meadows é conhecido por incrementar fatos autobiográficos em suas produções. Em This is England, o diretor concebeu uma trama baseada em sua própria experiência com um grupo skin do seu bairro – Westlands Road, área de Uttoxeter, Staffordshire. Meadows explora o contexto em que muitos desses “cabeças raspadas” surgiram ou foram se modificando.
    História envolvente e com atuações consagradas – Thomas Turgoose, Stephen Graham, Joe Gilgun, Adrew Shim –, além de música, figurino, fotografia e cenários bem adaptados aos anos 80 do século XX e aos primórdios do movimento Skinhead na Inglaterra, This is England é mais do que uma produção cinematográfica de sucesso. Poderíamos pensar em This is England como um laboratório, como um objeto de estudo a ser analisado pelo menos em três pontos importantes.
     Em primeiro lugar, o filme apresenta o movimento skin ainda em formação. A narrativa reconstitui parte desse universo underground, em que os jovens ainda eram mais conhecidos pelas vestimentas inspiradas em operários e pelas músicas que ouviam, sem qualquer conexão imediata com uma apologia da violência ou uma pedagogia da intolerância.
    É este desvio para práticas de inspiração fascista o cerne do segundo aspecto fundamental do filme. Isto aparece na mudança ocorrida no grupo de jovens skins após a sua divisão, um processo que dá origem a um segundo segmento com idéias racistas e acentuado nacionalismo. O catalisador desta cisão é o personagem Combo (Stephen Graham), membro que havia sido preso, retornando com um discurso de defesa aos ingleses e explícito no ataque aos imigrantes.
    Outra peculiaridade do filme This is England é seu uso do audiovisual como fonte histórica. Encontramos isso nas cenas formadas por registros de telejornais inseridas no filme: há soldados ingleses voltando da Guerra das Malvinas,  passeatas  de operários contra o Governo Thatcher e imagens de ataques a imigrantes. Deste modo, Meadows procurar mostar que conta uma história verdadeira, nada fantasiosa. A cenografia do filme é cuidadosa. Sutilmente aparecem pichados nos muros ataques ao Governo inglês, homenagens a bandas surgidas naqueles tempos como Specials, The Upsetters, Soft Cell, Dexy’s Midnight Runners e Sckrewdriver.
    Estes três aspectos analisados sobre This is England não esgotam as possibilidades de interpretação e uso deste filme ou as intenções do diretor. Antes, elencar esta tríade é provocar uma discussão sobre o papel do filme na investigação histórica. É ressaltar a sua contribuição sobre o que foi o movimento skinhead nos anos 1980. Por fim, é entender o filme como mais do que uma ferramenta histórica, mas como um grande laboratório para refletir sobre os problemas do tempo presente.    
NOTAS
1. Graduanda em História UFS, Bolsista de Iniciação Científica PIBIC/CNPq e Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente - GET  
SILVA, Karla Karine de Jesus. O filme This is England: um laboratório para o tempo presente. Revista Eletrônica Boletim do TEMPO, Ano 5, Nº04, Rio, 2010 [ISSN 1981-3384] 

Nenhum comentário:

Postar um comentário