Pages

terça-feira, dezembro 21, 2010

Oficina Interna: Noções de História Comparada

Prof. Msc. Bruno Álvaro
No dia 17/12, das 14h às 17h na sala do PET, ocorreu a III Oficina Interna do PET História "Noções de História Comparada", ministrada pelo Prof. Msc. Bruno Álvaro.
Essa aula introdutória à História Comparada faz parte da programação de oficinas destinadas aos PETianos a fim de capacitá-los em temas específicos que contribuam para o crescimento acadêmico dos bolsistas. 
Como é da natureza do programa difundir e compartilhar conhecimento para suprir as necessidades dos graduandos de História , a  idéia é remodelar essas oficinas para que se tornem cursos para um público ampliado. É importante ressaltar que existe a pretensão de estender estas oficinas para toda a comunidade universitária nos futuros planejamentos do PET. 
Na ocasião, o professor Bruno apresentou conceitos básicos a respeito do tema demonstrando a importância da História Comparada como uma metodologia de pesquisa histórica, fornecendo-nos alguns exemplos da sua aplicabilidade. Delineou as diversas vertentes do método comparativo, ressaltando nomes como o pioneiro Marc Bloch, Jürgen Kocka e Marcel Detienne. Ao final, o ministrante sugeriu uma bibliografia introdutória sobre o tema, incentivando-nos a leituras posteriores.
Nossos sinceros agradecimentos ao professor que dispôs de seu tempo para colaborar com as atividades do PET. 


Acesse aqui o currículo Lattes do professor Bruno.

Um comentário: