Pages

quarta-feira, agosto 17, 2011

Estágio Supervisionado II - Conteúdo Programático 2011/2

Disciplina: Estágio Supervisionado em História II
Código: 402265
Pré-requisito(s): Estágio Supervisionado em História I
Carga horária: 210 h
PEL: 2.00.12
Créditos: 14
Professor (es): Claudefranklin Monteiro Santos
Semestre: 2011.2
Horário: Seg. 7:00 às 12 Sex. 07:00 às 12:00

EMENTA
Estágio de observação no ensino Médio. Observação e análise da estrutura e da organização da escola-parceira.Projeto de ensino.Elaboração de atividades e preparação de material didático para a regência de classe. Regência de classe. Planejamento e execução de atividades extra-classe.

OBJETIVOS

1. GERAL

Oferecer ao aluno de Licenciatura em História a oportunidade de desenvolver atividades típicas de sua futura profissão na realidade social do campo de trabalho.

2. ESPECÍFICOS
- Contribuir para a formação de uma consciência crítica no aluno em relação à sua aprendizagem nos aspectos profissional, social e cultural.
- Permitir a retro alimentação das disciplinas e dos cursos, ensejando as mudanças que se fizerem necessárias na formação dos profissionais, em consonância com a realidade encontrada nos campos de estágio.
- Contribuir para o desenvolvimento da cidadania, integrando a Universidade à Comunidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I UNID – OBSERVAÇÃO e PLANEJAMENTO - II UNID - REGÊNCIA - III UNID – RELATÓRIO E SEMINÁRIO.
____________________________________________________________________________________________________
METODOLOGIA
Encontros presenciais, orientação e supervisão.
_______________________________________________________________________________________________________
RECURSOS DIDÁTICOS
Textos, modelos e relatórios.
_______________________________________________________________________________________________________
FORMA DE AVALIAÇÃO
I – UNIDADE - Plano de Estágio (5,0) - Atividades propostas pelo supervisor pedagógico ao estagiário (5,0).
II - UNIDADE - Ficha de Avaliação do Supervisor Técnico (10,0)
III - UNIDADE - Relatório Final e Seminário (10,0)
1. REFERÊNCIAS BÁSICAS:
BITTENCOURT, Circe (org.). O Saber Histórico na sala de aula. Aula 2. Ed. São Paulo, Contexto, 1998.
CABRINI, Conceição e outros. O Ensino de História: revisão urgente. São Paulo, Brasiliense, 1986.
CHAFFER, John e TAYLOR, Lawrence. A História e o professor de história. Tradução de Maria de Fátima Cunha, Lisboa, Estúdios horizonte, 1984.
FONSECA, Selva Guimarães. Caminhos da História Ensinada. 3ª ed. Campinas, Papirus, 1995.
PINSKY, Jaime(org.). O ensino de História e a criação do fato. São Paulo, Contexto, 1988.
PCN - Parâmetros Curriculares Nacionais: História. São Paulo, MEC/FNDE, Nova Escola, nº 116, outubro de 1998, pp41-48.

Nenhum comentário:

Postar um comentário