Pages

quarta-feira, maio 11, 2011

Seminário Visões do Mundo Comtemporâneo: Segunda Guerra Mundial

  Promovido   através de  parceria entre o Grupo de Estudos do Tempo Presente, o Programa de Educação Tutorial do curso de História (PET História UFS) e contando com o apoio do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (UFRJ) e do Departamento de História (UFS), o Seminário “Visões do Mundo Contemporâneo” terá abrangência nacional, congregando pesquisadores e alunos  de diferentes instituições e Programas de Pós-Graduação, a saber: Laboratório do Tempo Presente/ PPGHC/UFRJ, PPGH/UFCG, Laboratório de Imagem e Som/PPGH/UDESC, Especialização em Ensino de História da Faculdade São Luís de França e  Fundação Getúlio Vargas.
O evento deverá ocorrer anualmente no primeiro semestre letivo, sempre propondo uma ampla perspectiva de momentos marcantes da vida contemporânea, de forma a contribuir para o maior intercâmbio de experts no assunto e alunos de graduação e pós-graduação em História e áreas afins, preferencialmente aqueles da região Nordeste. A reunião de estudiosos do período na UFS certamente motivará novas pesquisas regionais sobre o assunto, além de contribuir para uma maior visibilidade ao Departamento de História como um lócus produtor de pesquisas de excelência em História Contemporânea. Nesta primeira versão  a temática escolhida foi a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Em Sergipe, em 1942, ocorreu o torpedeamento de navios mercantes por uma embarcação nazista. Este fato precipitou a entrada do Brasil na II Guerra. Apesar disto, há pouca atenção aos aspectos simbólicos deste acontecimento, além de uma quase completa lacuna na historiografia sobre os desdobramentos políticos, no âmbito regional.
A realização de um evento deste porte certamente confere a Sergipe uma maior visibilidade nos debates sobre a História Contemporânea. A singularidade do Seminário aqui proposto encontra-se na possibilidade de transformar a UFS em lócus de produção, e não apenas de recepção, de novas interpretações e propostas metodológicas na abordagem do mundo contemporâneo. Além disto, é importante considerar que o evento se destaca por não focar apenas em aspectos regionais. Ao contrário disto, propõe uma abordagem global do problema, na qual a diversidade de perspectivas seja respeitada. Deve-se acrescentar ainda o fato do mesmo possibilitar um rico debate com pesquisadores de instituições de referência no assunto, como é o caso de Francisco Carlos Teixeira da Silva, responsável por significativa renovação nos estudos sobre a História Contemporânea do Brasil e co-autor, juntamente com Karl Schurster, da mais recente obra sobre o assunto no País: O Brasil na Segunda Guerra Mundial (Multifoco, 2010); Daniel Santiago Chaves, comentarista do Canal Globo News para Relações Internacionais; Márcia Ramos Oliveira, coordenadora do Laboratório de Estudos do Som e Imagem da UDESC.
As inscrições do evento podem ser realizadas no Departamento de História, na sala 02 ou na sala do PET/GET.
Maiores informações visite:  http://2guerra.getempo.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário